NOSSO PÁROCO

PADRE JOÃO MARCOS


Padre João Marcos Moreira, nasceu em Mococa aos 27 dias do mês de fevereiro de 1962. Filho de Guiosmar Moreira do Prado e Antonia Castelani Moreira. Viveu até os quatorze anos em São Benedito das Areias com a sua família. Neste tempo cursou o ensino básico na escola deste distrito e fez o ensino médio em Mococa na então Escola de Comércio. Neste tempo trabalhou no campo, em granjas de porcos e galinhas. Depois na Metalúrgica Mococa, na antiga Incotema e na Reimel.

Em 1980, entrou para a Ordem dos Cônegos Premonstratenses, com sede em Belo Horizonte. E na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, fez os estudos de Filosofia e Teologia, sendo também formado em História pela mesma instituição.
Em 1987, regressou à Diocese de São João da Boa Vista, vindo fazer estágio pastoral na Paróquia Divino Espírito Santo, em Espírito Santo do Pinhal. Foi o primeiro pároco da Paróquia São Francisco dessa mesma cidade, onde ficou até o ano de 1993.
Depois ocupou a função de pároco da Paróquia de Santo Antonio de Mogi-Guaçu. E em 2002, trabalhou como reitor do Seminário Propedêutico, na época em Caconde. De lá veio para a Paróquia São Domingos, onde se encontra até nossos dias.
Neste tempo, atuou na Pastoral da Juventude Diocesana; com a colaboração de outros padres e casais teve forte atuação na Pastoral Familiar Diocesana, reestruturando a preparação para o matrimônio e criando a Pastoral dos Casais de Segunda União.
Em Mogi-Guaçu, destacou-se pela Pastoral Política que lhe rendeu muitas alegrias, dissabores e depois o título de Cidadão Guaçuano.